Você consegue controlar seus pensamentos? Se disse sim, então participe do jogo abaixo:

BRINCADEIRA 1:
ATENÇÃO! Pen se de va gar ! ! !

Não pense em vemelho! rs 😅😁

Pensou?! Então, você não conseguiu controlar o estímulo que passei pra você agora.
É um mito acharmos que conseguiremos controlar os pensamentos. Até afirmam – erroneamente que para sermos Inteligentes Emocionalmente precisamos controlar o que pensamos.

Na realidade, a HABILIDADE que precisa ser criada, e domar, ou administrar os pensamentos que, após o estímulo, ficam em nossa cabeça.

Então, após ter pensado em vermelho, você não é obrigado a ficar pensando em vermelho o dia todo. Ele aconteceu somente no momento em que fiz a brincadeira.
Inteligência Emocional é a HABILIDADE aprendida e praticada, que após um estímulo e uma emoção – que é uma resposta BIOFISIOLÓGICA do nosso corpo/cérebro, possamos saber como iremos reagir a ela.

BRINCADEIRA 2:
Brigadeiro 🍫

Se você é uma pessoa viciada, ou que consome muito chocolate, é bem provável que, se não consumiu nas últimas horas, você já deve estar com vontade.

Bom, o que seria então Inteligência Emocional?? É administrar como vai lidar com essa vontade “louca” que deu em você agora. É decidir, e tomar boas decisões, fazer boas escolhas do que é melhor nesse momento.

Existe uma lei chamada de o Princípio 90/10 que diz que: Não conseguimos controlar 10% das situações/estímulos que nos ocorrem durante o dia. Mas os outros 90% irão depender de como reagimos a esses 10% de situações/estímulos.

Como você tem reagido? De forma infantil? madura? Precisa mudar alguma coisa?
Reflita com você, e caso não consiga sozinho, procure ajuda.

Lembre-se: Ninguém Cresce Sozinho!!

Samuel Costa
Psicólogo, Coach e Consultor
(14) 98114-9404 (TIM/WhatsApp)
Marília/Pompeia, SP (Atendimento Presencial e Online).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *