Antes de falarmos dos benefícios da TCC, primeiro temos que definir o que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Afinal, o que é?

É uma forma de psicoterapia que se baseia no conhecimento empírico da psicologia. Ela abrange métodos específicos e não-específicos (com relação aos transtornos mentais) que, com base em comprovado saber específico sobre os diferentes transtornos, e em conhecimento psicológico a respeito da maneira como seres humanos modificam seus pensamentos, emoções e comportamentos, têm por fim uma melhora sistemática dos problemas tratados.

Em outras palavras, é uma linha de psicoterapia breve, proposta e desenvolvida pelo psicólogo Aaron Beck. Ela envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos empíricos.

Então, quais são os benefícios que a TCC trás para o cliente/paciente?

O terapeuta cognitivo-comportamental trabalha em conjunto com o cliente, aplicando e ensinando uma série de técnicas para que a pessoa possa sentir-se melhor, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento. Os psicólogos cognitivo-comportamentais realizam periodicamente estudos científicos para comprovar a eficácia de suas ações. Devido ao índice de sucesso desses estudos e, principalmente, da melhora de muitas pessoas com o tratamento, é cada vez maior o número de profissionais de saúde que indicam pessoas para esta abordagem.

De forma sintética, a premissa da TCC é explicada no seguinte modelo:

Situacao Cognitiva Comportamental - Modelo - Psicólogo em Marília - Samuel Costa

Vejamos então alguns benefícios:

  1. A TCC foi, e ainda é intensamente investigada em rigorosos testes clínicos científicos e, por isso, possui suporte empírico de sua eficácia;
  2. Em alguns transtornos como depressão, pânico, obsessivo-compulsivo, e outros, a pessoa está tão tomada pelo problema que sofre várias alterações de humor no seu dia-a-dia, necessitando uma intervenção mais rápida e ativa para retornar ao seu equilíbrio anterior. A TCC é eficaz nesse tipo de casos;
  3. O terapeuta ensina técnicas para que o paciente possa continuar o trabalho terapêutico fora do consultório. E na próxima consulta, trabalham as dificuldades sobre a ação e quais os sentimentos que surgiram a partir dela;
  4. A TCC é flexível, individual, e pode ser adotada para uma grande variedade de indivíduos e propósitos;
  5. Uma das premissas da TCC é manter o objetivo terapêutico durante a investigação e tratamento de algum transtorno ou problema. Isso evita desviar do assunto em questão, e manter o foco no resultado.
  6. Os médicos cada vez mais reconhecem a importância da TCC e indicam seus pacientes para este e outros tipo de tratamento. Existem, inclusive, vários relatos de pessoas que já fizeram outras formas de psicoterapia, mas que, somente com a TCC, conseguiram sucesso em relação às suas dificuldades.
  7. A TCC pode ser utilizada em pessoas de todas as faixas etárias.

Se você possui dúvidas em relação à Terapia Cognitivo-Comportamental, procure um profissional da área. Solicite uma avaliação do seu caso e verifique de que forma você pode obter benefícios de uma das mais modernas e, eficazes, formas de psicoterapia existentes na atualidade.

Tem alguma área em conflito, ou não tem vivido uma vida estável? Sente que algumas coisas internas tem atrapalhado sua profissão e família?
Procure um psicólogo!

Samuel Costa
Psicólogo, Coach e Consultor
(14) 98114-9404 (TIM/WhatsApp)
Marília/Pompeia, SP (Atendimento Presencial e Online).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *